aceleração de aprendizagem

Termo atribuído ao programa instituído em 1997 pelo Ministério da Educação (MEC) que visa corrigir a distorção do fluxo escolar, ou seja, a defasagem entre a idade e a série que os alunos deveriam estar cursando. Essa distorção geralmente está ligada à repetência e à evasão escolar, considerados os principais problemas da educação nacional.

A aceleração da aprendizagem é considerada uma estratégia pedagógica que parte da idéia de que o nível de maturidade dos alunos permite uma abordagem mais rápida dos conteúdos para ajudar-lhes a recuperar o tempo perdido. A correção do fluxo escolar é entendida como uma questão política pois a partir dela surgem políticas ou planos educacionais determinados, como a aceleração de aprendizagem.

Segundo o MEC, o programa de aceleração de aprendizagem “tem a finalidade de possibilitar aos sistemas públicos de ensino, municipal e estadual as necessárias condições para combater o fracasso escolar, proporcionando aos alunos que apresentam a chamada distorção idade-série efetivas condições para a superação de dificuldades relacionadas com o processo de ensino-aprendizagem”.

Através do programa de aceleração de aprendizagem, o MEC coloca à disposição de estados e municípios, por meio de convênios, recursos para a reprodução do material didático e para a capacitação dos professores que nele atuam. Aulas via tevê (teleducação), incluindo o modelo Telecurso 2000, têm sido usadas nas turmas de aceleração.

De forma geral, o programa visa, através de cuidados especiais no ensino, evitar que o aluno abandone a escola por repetência. Assim, é possível às secretarias de educação dos estados, com respaldo legal do Conselho Estadual de Educação, matricular nas “classes de aceleração” os alunos da antiga rede de supletivos e novos adultos que procuram voltar a estudar.

Essa “mistura” de alunos nas classes de aceleração criou uma polêmica já que, ao mesmo tempo, é o ponto mais criticado por uns e mais elogiado por outros.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete aceleração de aprendizagem. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/aceleracao-de-aprendizagem/>. Acesso em: 22 de set. 2018.

Ou

Verbete aceleração de aprendizagem, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/aceleracao-de-aprendizagem/>. Acesso em: 22 de set. 2018.

Deixe um comentário

Carregando...