Aprendendo com a música

Como usar a música na sala de aula é mais um título da série “Como usar”, da Editora Contexto, cuja proposta é aproximar os trabalhos de sala de aula à vida social dos alunos. Trata-se de uma obra estruturada para servir de apoio aos professores, fornecendo ferramentas para o lado prático do ensino. Isso se traduz em exercícios e muitos exemplos práticos que constituem-se num verdadeiro guia de atividades com músicas desenvolvidas para todas as disciplinas.

Na primeira parte do livro, Martins Ferreira, autor da obra, apresenta uma breve reflexão a respeito da importância do uso da música na escola, mostrando as distinções entre expressão pela música e a música como expressão, como a música pode ajudar no aprendizado de outras disciplinas, além de oferecer noções sobre a estruturação musical. A segunda parte do livro é toda dedicada às atividades práticas, divididas da seguinte forma: “música para cantar”, “música para tocar”, “música para dançar” e “música para encenar”.

“Da ópera às canções populares, de Beethoven à Waldick Soriano, o autor não teme em ousar, apresentando exemplos que envolvam todos os gêneros musicais para achar as melhores soluções direcionadas à cada área do conhecimento”, assinala o editor na apresentação do livro. Essa idéia é desenvolvida no livro por meio de “fichas” que orientam sobre a execução da atividade. Assim, por exemplo, a atividade de número sete tem como área de aplicação a geografia, seu objetivo principal é estudar a agricultura e a pecuária brasileira com conteúdo dirigido para alunos a partir da terceira série do ensino fundamental. As músicas sugeridas para esta abordagem são, entre outros, “O cio da terra”, de Milton Nascimento e Chico Buarque, e “O rei do gado”, de Teddy Vieira. A seguir, há uma orientação sobre o tema tratado em cada música e como abordá-lo com os alunos.

Martins Ferreira ainda reúne, no final do livro, bibliografia comparada, comentários sobre multimeios (meios fonográficos, gravadoras e catálogos) e sites da internet. Outros livros da série “Como usar” tratam do uso da tevê, do jornal e de outras linguagens na sala de aula.


Livro: Como usar a música na sala de aula
Autor(es): Martins Ferreira
Editora: Contexto
Páginas: 238

COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Aprendendo com a música. Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/aprendendo-com-a-musica/>. Acesso em: 26 de mai. 2019.

Ou

Aprendendo com a música, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/aprendendo-com-a-musica/>. Acesso em: 26 de mai. 2019.