avaliação diagnóstica

É uma avaliação pedagógica e não punitiva, que vai além da prova clássica, cujo objetivo é contabilizar acertos e erros, conforme definido por Yves de la Taille, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Com a avaliação diagnóstica, o professor deve ser capaz de chegar à matriz do erro ou do acerto, interpretando a produção do aluno.

De acordo com a avaliação diagnóstica, o professor precisa localizar, num determinado momento, em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas que são necessárias para estimular o seu progresso. Esse diagnóstico, onde se avalia a qualidade do erro ou do acerto, permite que o professor possa adequar suas estratégias de ensino às necessidades de cada aluno.

A idéia de avaliação diagnóstica surgiu a partir da abolição da repetência no ensino fundamental nas escolas públicas, com a chamada progressão continuada, implantada com base nas recomendações contidas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete avaliação diagnóstica. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/avaliacao-diagnostica/>. Acesso em: 08 de dez. 2016.

Comentários para avaliação diagnóstica

  • As avaliações diagnósticas são excelentes ferramentas para o professor saber se aquilo que planejou e que está executando está ou não obtendo boas respostas e se está ou não caminhando para atingir os objetivos traçados no começo.

    Igor Guimarães Lucki 27/09/2016 21:54 Responder
  • Isso realmente é bom, não só para a escola ver o progresso total e sim para os alunos e professores ver os objetivos a serem alcançados.

    amanda 07/10/2016 14:01 Responder
  • No momento de hoje a avaliação diagnóstica é uma ferramenta muito especial pois o professor irá desempenhar melhor suas análises sobre o aluno e que tem a ferramenta adequada para achar seu erro e acerto.

    valtelino jose verginio 11/10/2016 20:07 Responder
    • A avaliação diagnóstica é uma ferramenta primordial para o professor pois além do professor contabilizar os acertos e erros do aluno também procede para o próprio professor avaliar melhor seu desempenho, suas atitudes junto aos estudante avaliado.

      valtelino jose verginio 11/10/2016 20:10 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Menu Title