avaliação educacional

Expressão relacionada à avaliação do rendimento escolar dos alunos, realizada no âmbito dos sistemas nacionais ou estaduais de avaliação do ensino básico. Esse tipo de avaliação, segundo estudiosos, teria ganhado força nos anos 90 apoiada em estudos sobre desenvolvimento industrial, tecnologia e educação, cuja preocupação, estava relacionada com o perfil educativo-cultural da força de trabalho e com os novos paradigmas da organização da produção e do trabalho, que colocavam a questão da “qualidade” como o grande desafio para o sistema educativo-cultural.

A avaliação educacional faz parte de uma proposta política educacional que tem como objetivo a construção de uma educação pública popular e democrática. Essa proposta está fundamentada numa concepção de Estado que entende a educação como direito e processo essencial para a formação dos cidadãos.

Um exemplo de avaliação educacional é o SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica –, implantado em 1990 sob a responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), que vem realizando, periodicamente, a avaliação do desempenho escolar dos alunos e das condições pedagógicas e gerenciais da educação básica, de modo a gerar informações e propiciar uma base para a tomada de decisões pelos órgãos gestores da educação.

Alguns governos estaduais, como os de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, já realizaram ações de avaliação do sistema educacional, tendo montado seus sistemas próprios de aferição de resultados. A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo desenvolveu o SARESP – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete avaliação educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/avaliacao-educacional/>. Acesso em 19 mai. 2024.

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