behaviorismo

Escola de psicologia que explica e procura promover a aprendizagem como uma seqüência de modificações no comportamento do organismo, sob controle dos estímulos e reforços que atuam no seu ambiente. Foi a base teórica inicial para métodos de auto-instrução programada nos anos 60, incorporada a muitos sistemas tradicionais de educação a distância. Na década de 90, o behaviorismo como base principal de uma filosofia geral de ensino-aprendizagem foi deixado de lado por muito educadores, que passaram a favorecer outras filosofias, como o construtivismo. Entretanto, os princípios de controle de comportamento descobertos pelos behavioristas permanecem válidos para algumas categorias de aprendizagem.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete behaviorismo. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/behaviorismo/>. Acesso em: 22 de jan. 2019.

Ou

Verbete behaviorismo, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/behaviorismo/>. Acesso em: 22 de jan. 2019.

Deixe um comentário

Carregando...