brinquedos pedagógicos

Refere-se a materiais e símbolos utilizados geralmente na educação infantil e que propiciam à criança a inserção ativa no universo sócio-cultural, permitindo vivenciar componentes motores, afetivos, cognitivos e sociais integrados.

Alguns pensadores, como Vygotski, indicaram a relevância de brinquedos e brincadeiras como indispensáveis para a criação da situação imaginária. De acordo com especialistas, o imaginário só se desenvolve quando se dispõe de experiências que se reorganizam. Por isso, os contos, lendas e o acervo de brincadeiras podem constituir um rico banco de dados de imagens culturais utilizados para situações interativas. Essas imagens são consideradas fundamentais para instrumentalizar a criança, visando a construção do conhecimento e sua socialização. Assim, ao brincar, a criança movimenta-se em busca da parceria e da exploração de objetos, comunica-se com outros, expressa-se através de múltiplas linguagens, além de descobrir regras e tomar decisões.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete brinquedos pedagógicos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/brinquedos-pedagogicos/>. Acesso em: 25 de mai. 2017.

Deixe um comentário

Menu Title