brinquedoteca

Espaço concebido como laboratório onde a criança é livre para brincar e os profissionais para pensar, discutir, analisar e pesquisar o valor do brinquedo no desenvolvimento da criança.

Segundo a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB) a brinquedoteca é um espaço destinado à atividade lúdica em que a criança se desenvolve em sua plenitude, resolve problemas, descobre coisas novas, supera os desafios, socializa-se e cresce do ponto de vista físico-motor, socio-emocional e cognitivo. Dessa forma, brinquedos dispostos em cantos temáticos estimulam a expressão livre da criança, permitindo a representação do imaginário, o desenvolvimento da linguagem, a interação social, a estruturação da personalidade e a aproximação do real.

De acordo com a ABB, a brinquedoteca teve origem, no Brasil, nos anos 70 quando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo, realizou uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, que acabou transformando-se em um setor da instituição. A partir de 1973, o setor implantou um rodízio de brinquedos e materiais pedagógicos, denominado Ludoteca. Foi, porém, a partir do Congresso Internacional de Pediatria, realizado em 1974, que o reconhecimento desse espaço começou a acontecer.

Segundo especialistas, a brincadeira propicia à criança a inserção ativa no universo sócio-cultural, permitindo vivenciar componentes motores, afetivos, cognitivos e sociais integrados.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete brinquedoteca. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/brinquedoteca/>. Acesso em: 26 de jun. 2019.

Ou

Verbete brinquedoteca, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/brinquedoteca/>. Acesso em: 26 de jun. 2019.