censo educacional

Levantamento de dados e informações estatístico-educacionais que serve de instrumento à gestão das políticas da educação.

No Brasil, censos educacionais foram realizados anualmente desde a década de 70 e levavam no mínimo dois anos para ser finalizados. Desde 1996, o Ministério da Educação (MEC) organizou um novo censo escolar, com uma série de alterações na sistemática de levantamento de dados e um novo programa de computador para compilar os dados que tornaram o censo um dos mais precisos já feitos. A partir de então, pela primeira vez, os dados do censo de um ano passaram a ser usados para o planejamento do ano seguinte.

O novo censo, realizado anualmente, abrange todos os níveis e modalidades de ensino, subdividindo-se em três pesquisas distintas: o Censo Escolar, o Censo do Ensino Superior e o Censo sobre o Financiamento da Educação.

O Censo Escolar tem o objetivo de realizar o levantamento de dados e informações relativas à educação básica, em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades (ensino regular, educação especial e educação de jovens e adultos), além de atualizar o Cadastro Nacional de Escolas, abrangendo cerca de 51 milhões de alunos e 215 mil escolas. A idéia do novo censo escolar faz parte das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

O Censo do Ensino Superior apura dados referentes ao número de matrículas e de egressos, inscrições nos vestibulares, ingresso por curso e área de conhecimento, dados sobre os professores – por titulação e regime de trabalho – e sobre os funcionários técnico-administrativos, entre outros.

O Censo sobre o Financiamento da Educação visa ao levantamento de dados relativos aos recursos disponíveis e aplicados no setor educacional. A pesquisa abrange as três esferas de governo, envolvendo o exame e o acompanhamento dos orçamentos federal, estadual e municipal, dos repasses intergovernamentais e dos gastos efetivamente realizados.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete censo educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/censo-educacional/>. Acesso em: 26 de jun. 2019.

Ou

Verbete censo educacional, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/censo-educacional/>. Acesso em: 26 de jun. 2019.