CIE (Carteira de Identificação Estudantil)

Também chamada de “carteirinha de estudante” é um documento que assegura aos estudantes brasileiros o direito em todo o país à meia-entrada em cinemas, shows, teatros e outras atividades culturais e esportivas. Alguns estabelecimentos comerciais também oferecem descontos em seus produtos e serviços para os que possuem a carteirinha. Ainda, o documento beneficia expressiva parcela dos estudantes com o direito ao passe escolar (meia entrada nos ônibus e metrô).

A carteirinha de estudante é fornecida pelas entidades representativas de estudantes como, por exemplo, a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). No entanto, a partir de 2001, o governo acabou com o monopólio dessas entidades na emissão das carteiras e, desse modo, os estabelecimentos de ensino também podem emitir o documento. O governo ainda decidiu estender o benefício da meia entrada em eventos culturais e esportivos, concedido a estudantes, à toda população com menos de 18 anos. Para isso, basta a apresentação de documento de identidade comprovando a menoridade. Para ter desconto nos transportes coletivos, o estudante apresenta a carteirinha acompanhada do comprovante de matrícula ou de freqüência escolar fornecida pelo estabelecimento de ensino.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete CIE (Carteira de Identificação Estudantil). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/cie-carteira-de-identificacao-estudantil/>. Acesso em: 20 de mar. 2019.

Ou

Verbete CIE (Carteira de Identificação Estudantil), por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/cie-carteira-de-identificacao-estudantil/>. Acesso em: 20 de mar. 2019.

Comentários para CIE (Carteira de Identificação Estudantil)

Deixe um comentário

Carregando...