comunicação bidirecional

Termo utilizado em ambientes de educação a distância para caracterizar a comunicação em que há diálogo entre o aluno e o professor ou instituição, possibilitando um maior apoio no processo de aprendizagem. Esse tipo de comunicação, no ensino a distância, torna-se possível através das tutorias, dos materiais didáticos e das ferramentas de cooperação, que devem estabelecer uma intermediação tutor-aluno. A internet, por exemplo, possui ferramentas de cooperação assíncrona (correio eletrônico, newsgroups e listserves), e ferramentas de cooperação síncrona (vídeo conferências, editores cooperativos, sessões de chat). No caso de uma videoconferência, é necessário uma comunicação bidirecional simultânea no momento da sala de aula.

A idéia de comunicação bidirecional na educação a distância considera que o estudante não é mero receptor de informações e de mensagens, e que, apesar da distância, busca-se estabelecer relações dialogais, criativas, críticas e participativas.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete comunicação bidirecional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/comunicacao-bidirecional/>. Acesso em: 26 de jun. 2019.

Ou

Verbete comunicação bidirecional, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/comunicacao-bidirecional/>. Acesso em: 26 de jun. 2019.