desenvolvimento de competências

Expressão utilizada como base para os pressupostos do novo currículo do ensino médio no Brasil, elaborado a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, referindo-se às novas qualificações requeridas no mundo do trabalho. As competências são, segundo Maura Dallan, da Fundação Victor Civita, a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações e problemas. “Trata-se de aprender fazendo”.

Dessa forma, a LDB estabelece uma perspectiva para este nível de ensino oferecer, entre outros pontos, o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos. O conceito de competência tem sido bastante associado ao psicólogo construtivista Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete desenvolvimento de competências. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/desenvolvimento-de-competencias/>. Acesso em: 20 de mar. 2019.

Ou

Verbete desenvolvimento de competências, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/desenvolvimento-de-competencias/>. Acesso em: 20 de mar. 2019.

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