escolástica

Refere-se ao conjunto de saberes das escolas clericais ou monásticas. Porém, o termo também pode ser utilizado para designar o conhecimento fundamentado na Filosofia e na Teologia. Além disso, escolástica pode indicar um pensamento da Idade Média que, por meio de um método lógico, procurava conciliar razão e fé. Ou seja, uma atividade intelectual que procurava fundamentar a fé na razão. Nesse contexto, a educação escolástica se definia por ensinar a fé por um argumento lógico de dedução. Outra forma de conceber o termo é de uma associação entre crenças cristãs e uma lógica aristotélica. Um dos grandes nomes associado à escolástica é o de Santo Tomás de Aquino (1225-1274).


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete escolástica. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/escolastica/>. Acesso em: 23 de mar. 2019.

Ou

Verbete escolástica, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/escolastica/>. Acesso em: 23 de mar. 2019.

Deixe um comentário

Carregando...