Evento discute o ensino de Biologia e a cidadania

Contemplar a pluralidade e a multiplicidade de significados com que o ensino de Biologia vem se configurando nas esferas da pesquisa acadêmica, das políticas públicas e do trabalho cotidiano nas escolas de educação básica. Essa foi a proposta do VIII Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia”, realizado no prédio da Fuvest na USP (Universidade de São Paulo), entre os dias 20 e 22 de fevereiro.

Promovido pela Faculdade de Educação da USP, pela Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, pelo Departamento de Educação da UNESP de Rio Claro e pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, o evento contou com a participação de diversos profissionais de educação em mesas redondas, minicursos, palestras, atividades livres e grupos de trabalho. Segundo dados da organização, dos 233 trabalhos apresentados, cerca de 43% referiram-se a relatos de experiências de ensino, 42% a pesquisa acadêmica e o restante a materiais didáticos.

Confira abaixo algumas coberturas selecionadas com as principais idéias apresentadas nas mesas redondas. Para acesso aos textos, clique nos links dos nomes:

20 de fevereiro
Mesa redonda: “A contribuição do ensino para a leitura das questões recentes da Biologia”, sob a coordenação de Sílvia Frateschi Trivelato, da USP, e a participação de José Mariano Amabis, da USP, Sandra Escovedo Selles, da Universidade Federal Fluminense, e Nádia Geisa Silveira de Souza, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

21 de fevereiro
Mesa redonda: “A produção e o ensino de Biologia entre a razão, a ética e a estética”, sob a coordenação de Antonio Carlos Amorim, da UNICAMP, com a participação Charbel Niño El Hani, da Universidade da Bahia, e Cristina Bruzzo, da UNICAMP.

22 de fevereiro
Mesa redonda: “A presença da biologia na reforma educacional e suas implicações para a construção da cidadania e do conhecimento”, sob a coordenação de Denise de Freitas, da Universidade Federal de São Carlos, com a participação de Nelio Bizzo, da USP, Alice Casemiro Lopes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Graça Aparecida Cicillini, da Universidade Federal de Uberlândia.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Evento discute o ensino de Biologia e a cidadania. Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2002. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/evento-discute-o-ensino-de-biologia-e-a-cidadania/>. Acesso em: 29 de mai. 2017.

Deixe um comentário

Menu Title