Finep (Financiadora de Estudos e Projetos)

É uma agência de fomento vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), criada em 1967, que concede financiamento de longo prazo para projetos nas áreas científica, tecnológica, econômica, social e de qualidade. Esses financiamentos são realizados com recursos próprios, com dotação orçamentária da União e mediante empréstimos nacionais e internacionais. A Finep pode ainda exercer a administração de outros fundos instituídos pelo governo, às condições que forem estabelecidas mediante ato do Poder Executivo, além de outras atribuições conexas com suas finalidades. Ela desempenha, também, as funções de Secretaria Executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Agente Financeiro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT), sendo uma das três agências federais encarregadas de implantação de seus subprogramas. Para isso, conta com recursos do Banco Mundial, além de contrapartida nacional, determinada no Orçamento da União.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/finep-financiadora-de-estudos-e-projetos/>. Acesso em: 18 de ago. 2019.

Ou

Verbete Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/finep-financiadora-de-estudos-e-projetos/>. Acesso em: 18 de ago. 2019.