Formação de professores é tema da Nova Escola

A revista Nova Escola de maio de 2001, edição número 142, traz como reportagem de capa a questão da qualificação do professor. O objetivo da matéria é mostrar que, além das várias mudanças que ocorreram nos últimos anos na educação brasileira, a formação do professor também está em pauta. Ou seja, “o que está em jogo é brigar por sua qualificação, lutar para que todos tenham acesso à informação e às novas tecnologias e garantir o aperfeiçoamento contínuo do seu trabalho”, destaca a reportagem.

A idéia tem origem na determinação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de que todos os professores precisarão de formação superior para lecionar. Dessa forma, as três principais ações que estão em curso para melhorar o dia-a-dia do professor em sala de aula são a definição de diretrizes para os cursos de licenciatura, a criação de uma subcomissão na Câmara dos Deputados que se propõe a traçar estratégias de capacitação e os crescentes investimentos em programas de formação continuada.

Para manter o professor informado sobre este assunto, a Nova Escola disponibizou no site (www.novaescola.com.br) artigos que tratam da formação docente. A matéria também levanta outros aspectos ligados à formação, como a ligação entre as teorias e a prática pedagógica na sala de aula, as características do “mestre do novo milênio”, o que diz a legislação a respeito deste tema e, ainda, um roteiro para melhorar o dia-a-dia de trabalho.

Outra matéria que se destaca na Nova Escola de maio é a experiência de trabalho com uma horta escolar. O objetivo é mostrar como uma horta pode render ótimas lições para os alunos virarem adultos saudáveis. A reportagem aborda o trabalho de escolas e creches da rede municipal de Jundiaí que implantaram o projeto Horta Escolar, onde os alunos têm diariamente uma salada como complemento da merenda.

A revista também apresenta uma discussão sobre o desenho South Park, uma orientação sobre treinamento especializado que prepara para visitas a museus, dicas para navegar na internet e sugestão de leitura dirigida aos professores que pretendem ajudar seus alunos a definir o futuro profissional.

No “Caderno de Atividades”, a Nova Escola oferece vários temas para o trabalho em sala de aula.

Revista Nova Escola
Editora/Instituição: Abril e Fundação Victor Civita
Valor: R$ 1,80 Informações: Redação da Nova Escola – Av. das Nações Unidas, 7221, 6° andar – São Paulo – SP – telefone: 0800-112055 – e-mail: novaescola@abril.com.br


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Formação de professores é tema da Nova Escola. Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/formacao-de-professores-e-tema-da-nova-escola/>. Acesso em: 14 de dez. 2018.

Ou

Formação de professores é tema da Nova Escola, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/formacao-de-professores-e-tema-da-nova-escola/>. Acesso em: 14 de dez. 2018.

Deixe um comentário

Carregando...