Instituto Universal Brasileiro

Instituição privada pioneira no ensino a distância no Brasil, pela modalidade de ensino por correspondência. Fundado em 1941, o Instituto Universal Brasileiro constituiu-se no maior difusor de cursos profissionalizantes a distância do país, no século XX. Por meio de anúncios em jornais e revistas de todo o país, o Instituto chegou a oferecer cerca de 30 tipos de cursos profissionalizantes e supletivos por correspondência. Cursos de eletrônica, mecânica de automóveis, corte e costura e desenho artístico foram alguns dos mais procurados. Desde a fundação até o ano 2000, quatro milhões de pessoas haviam realizado os cursos da escola. A partir do ano 2000, o Instituto Universal Brasileiro também passou a oferecer cursos pela Internet.

O ensino por correspondência, oferecido pelo Instituto Universal Brasileiro, é considerado a primeira geração do ensino a distância (EAD). A segunda geração seria a teleducação e a terceira geração as redes de computadores e as videoconferências.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Instituto Universal Brasileiro. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/instituto-universal-brasileiro/>. Acesso em: 24 de out. 2017.

Deixe um comentário

Menu Title