Logo

Linguagem de programação simples e estruturada voltada à educação, que tem como objetivo permitir que uma pessoa se familiarize, através do seu uso, com conceitos lógicos e matemáticos através da exploração de atividades que auxiliam o usuário a formalizar seus raciocínios cognitivos, conforme descrito pelo Departamento de Informática de Universidade Estadual de Maringá.

“Especialmente desenhada para ser utilizada pelas crianças, a linguagem Logo apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem baseada nas teorias de Psicologia Genético-Evolutiva de Jean Piaget, onde as crianças podem ser vistas como construtoras de suas próprias estruturas intelectuais. A partir dessa idéia, um grupo do Massachussetts Institute of Technology, dos Estados Unidos, no início dos anos 70, desenvolveu a linguagem em que o computador é a ferramenta que propicia à criança as condições de entrar em contato com algumas das mais importantes idéias em ciências, matemática e criação de modelos. Ao trabalhar com a linguagem Logo, o erro é tratado como uma tentativa de acerto, ou seja, uma fase necessária à nova estruturação cognitiva.”


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Logo. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/logo/>. Acesso em: 19 de jun. 2019.

Ou

Verbete Logo, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/logo/>. Acesso em: 19 de jun. 2019.