materiais pedagógicos

São o conjunto de objetos e brinquedos desenvolvidos para utilização em sala de aula das escolas infantis. Junto com as condições ambientais, os materiais pedagógicos são, segundo pesquisadores de vários países, componentes fundamentais para o desenvolvimento de uma educação infantil de qualidade. Sua utilização parece influenciar a maneira como adultos e crianças sentem, pensam e interagem com o mundo, estabelecendo formas diversas de socialização e apropriação da cultura.

Geralmente, as manifestações culturais presentes nas escolas acabam definindo quais brinquedos e materiais pedagógicos devem ser escolhidos, como será utilizado e com quais significações podem ser trabalhados. Na educação infantil, podemos identificar, por exemplo, dois usos distintos dos brinquedos: um defende a valorização da socialização da criança; o outro prioriza a aquisição de conteúdos escolares. Segundo uma pesquisa em escolas maternais francesas, podemos classificar os materiais em oito categorias: brinquedos para atividades simbólicas; brinquedos, materiais de agrupamento, reconstituição de imagens; brinquedos, materiais para atividades de construção; brinquedos, materiais para atividades de manipulação; jogos de regras; materiais pedagógicos de matemática, história, geografia, linguagem, ciências; materiais comunicacionais; e material de motricidade e educação física.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete materiais pedagógicos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/materiais-pedagogicos/>. Acesso em: 22 de jan. 2019.

Ou

Verbete materiais pedagógicos, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/materiais-pedagogicos/>. Acesso em: 22 de jan. 2019.

Deixe um comentário

Carregando...