método dos projetos

Método educacional desenvolvido por William Kilpatrick, discípulo de John Dewey, e que caracteriza-se por partir de problemas reais, do dia-a-dia do aluno. De acordo com esse método, todas as atividades escolares realizariam-se através de projetos, sem necessidade de uma organização especial. Conforme descrito pelo Instituto Paulo Freire, o “projeto” como método didático era uma atividade intencionada que consistia em os próprios alunos fazerem algo num ambiente natural – como por exemplo, ao construir uma casinha poderiam aprender geometria, desenho, cálculo e história natural.

Kilpatrick classificou os projetos em quatro grupos: a) de produção, no qual se produzia algo; b) de consumo, no qual se aprendia a utilizar algo já produzido; c) para resolver um problema e d) para aperfeiçoar uma técnica. Além disso, quatro características concorriam para um bom projeto didático: a) uma atividade motivada por meio de uma conseqüente intenção; b) um plano de trabalho, de preferência manual; c) a que implica uma diversidade globalizada de ensino; d) num ambiente natural.

O “método de projetos” tornou-se conhecido no Brasil a partir da divulgação do movimento conhecido como Escola Nova, contrapondo-se aos princípios e métodos da escola tradicional. Suas propostas pedagógicas foram introduzidas e disseminadas no Brasil principalmente por Anísio Teixeira e Lourenço Filho. Atualmente, reinterpretado, esse movimento forneceu subsídios para uma pedagogia dinâmica, centrada na criatividade e na atividade discentes, numa perspectiva de construção do conhecimento pelos alunos, mais do que na transmissão dos conhecimentos pelo professor. O “método de projetos”, considerado então um “método”, passou a ser visto mais como uma postura pedagógica.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete método dos projetos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/metodo-dos-projetos/>. Acesso em 15 mai. 2024.

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