Mova

Abreviação de Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos da Cidade de São Paulo. Criado em 1990 pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo na gestão do educador pernambucano Paulo Freire, esse movimento ficou conhecido por resgatar a cidadania, concebendo o aluno como sujeito capaz de intervir no próprio conhecimento e a alfabetização como processo afetivo, lógico, social e intelectual. A relação de diálogo entre os envolvidos é fundamental para a efetivação do processo de alfabetização. Entende-se que o Mova deve promover um acesso a níveis cada vez mais elaborados do saber humano: ler, escrever, falar ou discursar, teorizar, apresentar idéias, contar, analisar, pesquisar etc.

No Brasil, o Mova ainda é desenvolvido em diversas administrações populares com muitas variações, mas a proposta idealizada por Paulo Freire tem estado presente com as idéias de participação popular, espírito democrático, combate ao autoritarismo e defesa de direitos.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Mova. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/mova/>. Acesso em: 19 de jun. 2019.

Ou

Verbete Mova, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/mova/>. Acesso em: 19 de jun. 2019.