professores alfabetizadores

São educadores que trabalham com crianças na educação infantil, no ensino fundamental ou na educação de jovens e adultos, bem como escolas rurais multiseriadas, e que, para sua função, precisam conhecer a didática da alfabetização. No Brasil, muitos professores alfabetizadores se sentem ou estão despreparados para dar aulas porque não são formados nas escolas do magistério ou em faculdades. Alguns estudiosos acreditam que esse despreparo seria a principal causa do grande índice de repetência e de evasão nas séries de alfabetização em todo o país. Dessa forma, o problema não estaria no aluno que não consegue aprender a ler e a escrever, e sim na formação deficiente do professor.

O Ministério da Educação (MEC) lançou em 2001o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, em parceria com secretarias estaduais de educação, visando preparar melhor os professores e fornecer instrumentos para o trabalho com a alfabetização.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete professores alfabetizadores. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/professores-alfabetizadores/>. Acesso em: 19 de fev. 2019.

Ou

Verbete professores alfabetizadores, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/professores-alfabetizadores/>. Acesso em: 19 de fev. 2019.

Deixe um comentário

Carregando...