resenha

Texto informativo sobre livro, geralmente publicado em jornais e revistas, que objetiva divulgar os novos lançamentos editoriais de forma sintética e comentada. A resenha pode ser crítica, mas precisa, necessariamente, ser também informativa. Para a resenha crítica, o resenhista precisa ser um conhecedor do tema abordado no livro para poder criticá-lo de forma abrangente e rigorosa.

O objetivo da resenha é despertar a atenção do leitor para o livro em questão, situando-o quanto à importância de tal obra editorial na área a que se destina, como educação, literatura, filosofia ou psicologia. As resenhas são, portanto, um convite à leitura mas não substituem a leitura das obras originais. Cabe aos resenhistas a competência na tarefa de fornecer uma visão concisa e breve mas, ao mesmo tempo, instigante e atrativa.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete resenha. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/resenha/>. Acesso em: 22 de jan. 2019.

Ou

Verbete resenha, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/resenha/>. Acesso em: 22 de jan. 2019.

Deixe um comentário

Carregando...