Seminário discute Educação e Comunicação

O objetivo do encontro, promovido pelo Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi e pela FEUSP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo), foi discutir a comunicação e a educação na contemporaneidade. Entre os dias 6 e 8 de novembro, profissionais das duas áreas se reuniram e debateram temas como ética, publicidade, juventude, arte e família. Foram seis mesas-redondas, uma palestra e um cine-debate. Segundo Maria da Graça Setton, da FEUSP, uma das organizadoras do encontro, o seminário visa propor um diálogo entre as duas áreas. “Esse debate foi concebido dentro da idéia de uma interdisciplinaridade com questões educacionais, da comunicação e dos espaços de socialização não só tradicionais como os não convencionais”, ressaltou.

Além dos títulos de cada mesa e da relação dos convidados, confira abaixo, nos links sublinhados, a seleção de algumas idéias e trechos interessantes de três apresentações que a reportagem acompanhou:

6 de novembro de 2001

Palestra “Mídia e cultura como espaço de socialização na sociedade contemporânea”, com os professores convidados Renato Ortiz (IFCH-UNICAMP), Maria Lucia Santaella (Comunicação e Semiótica – PUC-SP). Coordenação: Maria da Graça Setton (FEUSP) e Paulo Vasconcelos (Universidade Anhembi Morumbi)

Mesa-redonda: Socialização no mundo contemporâneo: espaços e símbolos de sociabilidade. “O mundo de Ronald McDonald: sobre a marca publicitária e a sociedade midiática”, com Isleide Fontanelle (PUC-SP). “Culto ao corpo: identidades e estilos de vida”, com Ana Lúcia Castro (UNICAMP). “O Rap e o Funk na socialização da juventude em Belo Horizonte”, com Juarez Dayrell (UFMG). “A escola na era do lazer”, com Maria Celeste Mira (PUC/SP). Coordenação: Denise Catani (FEUSP). Debatedora: Maria da Graça Setton (FEUSP).

7 de novembro de 2001

Mesa-redonda: Televisão é espaço de educação? “O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV”, com Rosa Maria Bueno Fischer (UFRGS). “A paroquialização da televisão: respostas educativas?”, com Brenda Carranzi (UNICAMP). “Mídia e escola”, com Maria Ignes Carlos Magno (Universidade Anhembi Morumbi). “Ficção para juventude: cinema e TV”, com José Mario Ortiz Ramos (UNICAMP). Coordenação: Afrânio Catani (FEUSP). Debatedora: Lisandra Castelo Branco (FEUSP)

Mesa-redonda: Educação na comunicação: uma questão de ética. “Cidadania democrática e educação: o exercício da loquacidade”, com Flávia Schilling (FEUSP). “Totalitarismo e Comunicação Social”, com Annie Dyetman (Faculdades Belas Artes de São Paulo). “Ética e mídia”, com Eugênio Bucci (Faculdade “Cásper Líbero”). “A mídia sobre a perspectiva do educador”, com José Sergio Fonseca de Carvalho (FEUSP). Coordenação: Miguel Chaia (PUC-SP). Debatedora: Maria Vitória Benevides (FEUSP)

Mesa-redonda: Comunicação, arte e educação. “Ensino de História da Arte nos projetos da Internet: um recorte pelo viés dos jogos interativos”, com Tania Callegaro (Universidade Anhembi Morumbi). “Arte Contemporânea na sala de aula”, com Heloisa Margarido Sales (Coordenadora da Ação Educativa, Paço das Artes/SEC). “Matrizes da Arte Contemporânea: entre a História da Arte e a indústria cultural, com Maria Lucia Bueno (Universidade Anhembi Morumbi). “Ursprungsklärung: arte e pessoa na comunicação das culturas”, com Marcos Ferreira Santos (CICE / FEUSP). Coordenação: João Carlos Gonçalves e Carlos de Arruda Camargo (Universidade Anhembi Morumbi). Debatedora: Ana Mae Barbosa (Universidade Anhembi Morumbi).

8 de novembro 2001

Mesa-redonda: Processos de comunicação a distância: possibilidades e desafios. “Interferências de fatores sócio-econômicos no ensino a distância do inglês como língua estrangeira”, com Miryan Celari e Rui Cruse (UNISINOS). “Competência intelectual e novas tecnologias de ensino virtual”, com Marilene Garcia (Universidade Anhembi Morumbi). “Modelos de tutoria no ensino a distância: um estudo de casos”, com Hiliana Reis (Universidade Anhembi Morumbi). “Webcan: dispositivos de trocas e interferências sincrônicas na web”, com Luisa Paraguai Donati (IA-UNICAMP) e Gilbertto Prado (ECA-USP). Coordenação: Nelly de Camargo (Universidade Anhembi Morumbi). Debatedor: Adilson Citelli (ECA-USP).

Cine-debate: A constituição do sujeito feminino na família. Exibição dos filmes: As Pontes de Madison, Pão e Tulipa e Eu, tu, eles, com debate de Claudia Vianna (FEUSP) e Amaury César de Moraes (FEUSP). Coordenação: Diana Vidal (FEUSP). Debatedores: Waldir Calvilla (FEUSP) e Maria Lucia Bueno (Anhembi Morumbi)

Mesa-redonda: Educação e comunicação – aproximações teóricas. “Família, escola e mídia: um campo com novas configurações”, com Maria da Graça Jacintho Setton (FEUSP). “Comunicação e educação no ciberespaço”, com Paulo Vasconcelos (Universidade Anhembi Morumbi). “Educomunicação: um conceito em debate”, com Ismar de Oliveira (ECA-USP/Universidade Anhembi Morumbi). Coordenação: Maria Aparecida Baccega (ECA/USP). Debatedor: Antônio Joaquim Severino (FEUSP)


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Seminário discute Educação e Comunicação. Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/seminario-discute-educacao-e-comunicacao/>. Acesso em: 14 de dez. 2018.

Ou

Seminário discute Educação e Comunicação, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/seminario-discute-educacao-e-comunicacao/>. Acesso em: 14 de dez. 2018.

Deixe um comentário

Carregando...