Unidade Educativa de Produção (UEP)

Processo utilizado nas EAFs (Escolas Agrotécnicas Federais) com o objetivo de oferecer ao aluno oportunidade de diversificar sua aprendizagem, através da participação nas diversas etapas dos Projetos Agrícolas Orientados: elaboração, execução, comercialização e análise de seus resultados. A UEP faz parte da metodologia de ensino conhecida por Escola Fazenda, adotada nas EAFs. As EAFs, por sua vez, são subordinadas à Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação (SEMTEC/MEC), caracterizadas principalmente em formar técnicos agrícolas.

As UEP compreendem a criação de animais de pequeno, médio e grande porte, e culturas temporárias e perenes, com sazonalidade diversificada. Além disso, os alunos desenvolvem, no decorrer do ano, Projetos Agrícolas Orientados que contribuem para a sua formação prática. A produção resultante do desenvolvimento desses projetos é revertida prioritariamente para o refeitório dos alunos, sendo o eventual excedente comercializado através da Cooperativa-Escola.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Unidade Educativa de Produção (UEP). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/unidade-educativa-de-producao-uep/>. Acesso em: 23 de out. 2018.

Ou

Verbete Unidade Educativa de Produção (UEP), por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/unidade-educativa-de-producao-uep/>. Acesso em: 23 de out. 2018.

Deixe um comentário

Carregando...