A personalização da educação por meio de narrativas digitais

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida falou sobre “Ambientes educacionais emergentes: personalização e aprendizagem híbrida” na Bett Educar 2019, que ocorreu entre 14 e 17 de maio no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

Almeida abordou questões relacionadas aos ambientes educacionais emergentes e a personalização da aprendizagem por meio das narrativas digitais. “A produção de narrativas digitais é algo que nos ajuda muito […] porque o aluno é forçado a interagir com a tecnologia para representar o seu processo de aprendizagem”, esclareceu Almeida. “Temos a possibilidade de compreender o que o aluno está aprendendo, quais são suas dificuldades, quais lacunas eu preciso ajudá-lo a superar”, completa.

Nessa oportunidade de conhecer melhor o aluno e seu processo de aprendizagem, surge a personalização, e que vai muito além dos sistemas adaptativos, que integram inteligência artificial com algoritmos. Segundo Almeida, tudo isso ajuda, mas não resolve os problemas de ensino e aprendizagem. Temos, assim, mais informações para trabalhar, para enriquecer a compreensão. Essa noção é importante, diz Almeida, para não sermos dominados por esses sistemas.

Foto registrada pelo EducaBrasil.com.br

“Hoje podemos perceber melhor os diferentes modos de aprender, os diferentes estilos de aprendizagem, preferências de cada aluno”, explicou Almeida, questionando a ideia de que a personalização surgiu como uma grande inovação deste momento. “Não é isso”, afirmou.

Diante de tantas informações para o professor e para o aluno, a professora questiona: “personalização com quais intenções?”. Para ela, temos uma porta para o controle. “Porque essa tecnologia também permite maior controle sobre tudo, e para o bem e para o mal, tanto para a emancipação quanto para a dominação”. E, por isso, Almeida recomenda olhar com muito cuidado para as intencionalidades.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
Ebenezer Takuno de Menezes e Thais Helena dos Santos. A personalização da educação por meio de narrativas digitais. Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2019. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/a-personalizacao-da-educacao-por-meio-de-narrativas-digitais/>. Acesso em: 20 de out. 2019.

Ou

A personalização da educação por meio de narrativas digitais, por Ebenezer Takuno de Menezes e Thais Helena dos Santos, em Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2019. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/a-personalizacao-da-educacao-por-meio-de-narrativas-digitais/>. Acesso em: 20 de out. 2019.