“A Transformação Digital e Humana da Educação” é tema de evento realizado pela Bett Educar

Freepik

A programação da II Jornada Bett Online contempla 28 painéis, que serão apresentados por 20 palestrantes, três palestras inspiradoras, oito oficinas virtuais práticas, com nove coordenadores e especialistas, e ainda seis palestras ao vivo no Palco Lives. Embora gratuito, os interessados em participar do evento devem se inscrever antecipadamente.

Realizada pela Bett Educar, a Jornada acontece de 11 a 14 de maio, e será totalmente on-line, com mais interatividade e experiência aos participantes para discutir em torno do tema “A Transformação Digital e Humana da Educação”. A abertura do evento será no dia 11 de maio, às 18h30, com apresentação de Cláudia Valério, Diretora da Bett Educar, Vitor de Ângelo, presidente do Consed e secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, e Luiz Miguel, presidente nacional da Undime e dirigente Municipal da Educação de Sud Mennucci/SP. Os educadores e irmãos Sílvio Meira e Luciano Meira encerram a abertura com provocações pertinentes sobre o futuro da educação.

A Bett Educar, segundo os organizadores, visa inspirar, discutir o futuro do segmento e o papel da tecnologia e da inovação na formação de educadores e alunos. No contexto das mudanças e dos impactos na educação com a pandemia de covid-19, serão apresentadas as principais tendências e aprendizados para o setor da educação, alicerçado por eixos correlacionados, distribuídos em três macrotemas: Ensino Híbrido e Metodologias Ativas; Saúde Mental e Habilidades Socioemocionais; Gestão de Mudanças e Inovação.

“Para o setor educacional, uma das marcas da pandemia foi a aprendizagem na prática, aliada aos parâmetros educacionais que dão base aos educadores. Por isso, valorizamos muito a aprendizagem prática com situações dinâmicas e interativas, nas palestras e nas oficinas virtuais, como espaço para troca de experiências e construção de conhecimento”, revela Adriana Martinelli, Diretora de Conteúdo da Bett Educar.

As palestras inspiradoras são:

  • “O mundo clama por Saúde Mental”, com o psiquiatra, pesquisador e idealizador da Escola da Inteligência Augusto Cury;
  • “A Educação do Futuro para além da Revolução Digital”, com Carla Tieppo, neurocientista, professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
  • “Tempos de Incerteza – Escola como Barco, Bússola e Boia”, com Alexandre Le Voci Sayad, jornalista e educador, diretor da ZeitGeist e co-chairman internacional da UNESCO MIL Alliance.

As palestras, subdivididas em macrotemas, apresentarão tendências para o pós-pandemia, caminhos e mudanças para construir respostas e soluções educacionais, com ênfase nos dois pilares centrais:

  • transformação digital (modelos flexíveis, metodologias ativas, ensino híbrido no Brasil e experiências internacionais e tecnologias disruptivas); e
  • transformação humana (escola como rede de conversas, convivência ética e valores potencializados pela tecnologia, meditação no ambiente educacional, como forma de redução do estresse, inclusão tecnológica e educação antirracista e antipreconceito).

As Oficinas de Aprendizagem, apesar de virtuais, proporcionarão muita interação e troca de experiências, promovendo atividades como:

  • Por que meus alunos não abrem as câmeras? Oficina interativa para debater o desafio de entender porque os estudantes assistem às aulas sem abrir suas câmeras e pensar em estratégias para engajá-los nas atividades remotas;
  • Programação criativa com Scratch: atividades embasadas nos conceitos do construcionismo (Seymour Papert) e da aprendizagem criativa, criação de animações e jogos utilizando a ferramenta Scratch e uma extensão de inteligência artificial;
  • Rodas de Invenções: uma ponte entre o high tech e o low tech;
  • Os desafios da gestão com o ensino híbrido: mudanças não só para dentro da sala de aula, mas também o impacto na dinâmica dos gestores escolares, sobre infraestrutura, treinamento para professores e processo de organização pedagógica;
  • A escola como uma rede de conversas: a qualidade das conversas que impacta diretamente nos resultados e nas relações entre diretores, professores, alunos e demais membros da comunidade escolar, onde todos estão envolvidos diariamente em conversas que buscam colaboração e aprendizagem;
  • Mindfulness para o ambiente educacional: ajudando professores e alunos a reduzirem o estresse: práticas de mindfulness adaptadas para o ambiente educacional e como elas podem ajudar a cultivar atenção, equilíbrio emocional e compaixão em sala de aula;
  • Professor como designer de experiências de aprendizagem: aspectos do design que podem apoiar as práticas pedagógicas inovadoras e tornar professores designers de experiência. Apresentar e aplicar métodos e abordagens de design estratégico para a gestão da mudança em educação.

A II Jornada Bett Online terá mais de 20 empresas expositoras, que realizarão workshops, network entre participantes e palestrantes, visitas virtuais aos estandes para conhecer as iniciativas e soluções educacionais de grandes empresas, com atendimento on-line instantâneo por chat, interação em tempo real, além de “Lives”, reuniões, vídeos e downloads de materiais exclusivos.

Serviço

II Jornada Bett Online
Data: de 11 a 14 de maio de 2021
Tema Central: “A Transformação Digital e Humana na Educação”
Horários:
Dia 11/05 – Das 18h30 às 20h30
Dias 12/05, 13/05 e 14/05: Das 14h às 18h
Inscrições: II Jornada Bett Online
Saiba mais: Programação

Com informações de Ricardo Berlitz, da Berlitz Comunicação

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
Redação EducaBrasil. “A Transformação Digital e Humana da Educação” é tema de evento realizado pela Bett Educar. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2021. Disponível em <https://educabrasil.com.br/a-transformacao-digital-e-humana-da-educacao-e-tema-de-evento-realizado-pela-bett-educar/>. Acesso em 29 mar. 2024.

Comente sobre este conteúdo: