Busque pela letra inicial:

Menu

aceleração de aprendizagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Termo atribuído ao programa instituído em 1997 pelo Ministério da Educação (MEC) que visa corrigir a distorção do fluxo escolar, ou seja, a defasagem entre a idade e a série que os alunos deveriam estar cursando. Essa distorção geralmente está ligada à repetência e à evasão escolar, considerados os principais problemas da educação nacional.

A aceleração da aprendizagem é considerada uma estratégia pedagógica que parte da idéia de que o nível de maturidade dos alunos permite uma abordagem mais rápida dos conteúdos para ajudar-lhes a recuperar o tempo perdido. A correção do fluxo escolar é entendida como uma questão política pois a partir dela surgem políticas ou planos educacionais determinados, como a aceleração de aprendizagem.

Segundo o MEC, o programa de aceleração de aprendizagem “tem a finalidade de possibilitar aos sistemas públicos de ensino, municipal e estadual as necessárias condições para combater o fracasso escolar, proporcionando aos alunos que apresentam a chamada distorção idade-série efetivas condições para a superação de dificuldades relacionadas com o processo de ensino-aprendizagem”.

Através do programa de aceleração de aprendizagem, o MEC coloca à disposição de estados e municípios, por meio de convênios, recursos para a reprodução do material didático e para a capacitação dos professores que nele atuam. Aulas via tevê (teleducação), incluindo o modelo Telecurso 2000, têm sido usadas nas turmas de aceleração.

De forma geral, o programa visa, através de cuidados especiais no ensino, evitar que o aluno abandone a escola por repetência. Assim, é possível às secretarias de educação dos estados, com respaldo legal do Conselho Estadual de Educação, matricular nas “classes de aceleração” os alunos da antiga rede de supletivos e novos adultos que procuram voltar a estudar.

Essa “mistura” de alunos nas classes de aceleração criou uma polêmica já que, ao mesmo tempo, é o ponto mais criticado por uns e mais elogiado por outros.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete aceleração de aprendizagem. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/aceleracao-de-aprendizagem/>. Acesso em 25 jan 2021.