ambiente virtual de aprendizagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

É uma aplicação na internet para facilitar a criação de conteúdos, a distribuição de atividades e a avaliação de trabalhos no processo de ensino e aprendizagem. Num curso presencial ou a distância (EAD), oferece ferramentas como: repositório de conteúdos, meios de contato com professores e equipe, fóruns, banco de questões, agenda, enquetes, murais e outros. Esses recursos, oferecidos em ambiente síncrono e assíncrono, permitem aos alunos realizarem atividades acadêmicas como assistir a vídeos, visualizar apresentações gráficas multimídia, participar de videoconferências, realizar leituras, analisar imagens e gráficos, visitar endereços na internet, escrever uma dissertação, responder a questionários, discutir em fóruns, elaborar trabalhos colaborativos, fazer provas e esclarecer dúvidas via chat, além de outras aplicações externas que podem ser integradas.

Todas essas operações são possíveis porque um programa de computador, hospedado num servidor, controla e monitora todas as atividades on-line realizadas pelos alunos em dispositivos como celulares, tablets ou notebooks. Por meio de nome de usuário e senha individual, o AVA gera uma série de dados relacionados a frequência, notas, entrega de trabalhos e acesso a todos os recursos. O AVA atende também a professores, coordenadores e outros profissionais da educação responsáveis pelo gerenciamento em diversos níveis de permissão.

O verbete é bastante utilizado no campo educacional em sua forma abreviada (AVA) ou como LMS, da expressão Learning Management System. Outras denominações são: plataforma EAD, sala de aula virtual, escola on-line. Moodle, Blackboard, Google Classroom, TelEduc, Microsoft Teams são nomes de aplicações pagas ou gratuitas utilizadas como AVA. Para funcionar, o AVA precisa de uma equipe multidisciplinar ou de conhecimento capaz de realizar muitas funções: técnicos para manter tudo funcionando ou para oferecer suporte aos alunos; assistentes para organizar o conteúdo; professores conteudistas para a produção dos materiais ou para gravação de videoaulas; professores tutores para auxiliar os alunos nas atividades; designers instrucionais para desenvolver o projeto de ensino; dentre outros. Além dos usos na educação formal, do ensino fundamental ao superior, incluindo a pós-graduação, o AVA pode ser utilizado em conferências, seminários, treinamentos ou em comunidades virtuais de aprendizagem. Há ainda o uso por empresas que criam uma universidade corporativa, e o AVA é o meio para concretizar essa iniciativa para treinar seus recursos humanos.

SAIBA MAIS:
No tutorial Conhecendo o AVA – o seu ambiente virtual de aprendizagem, o canal Univesp, no YouTube, orienta seus alunos. No estudo A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD, no site da Abed, explora-se o Moodle e o TelEduc. Na apresentação Ambiente virtual de aprendizagem, de Cleyton Carvalho, no Slideshare, temos uma síntese.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete ambiente virtual de aprendizagem. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2021. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/ambiente-virtual-de-aprendizagem/>. Acesso em 26 out 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.