aprendizagem cooperativa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Técnica com a qual os estudantes se ajudam no processo de aprendizagem, atuando como parceiros entre si e com o professor, visando adquirir conhecimento.

A escola é considerada um ambiente propício a atividades de cooperação, por integrar elementos com diferentes culturas e conhecimentos. Mas as técnicas de aprendizagem cooperativa também têm sido aplicadas na preparação de indivíduos para situações futuras em ambientes de trabalho, onde atividades exigem pessoas aptas ao trabalho em equipe.

Com as novas tecnologias, o processo ensino-aprendizagem baseado na cooperação passou a contar com mais recursos, como os ambientes de educação a distância através da televisão, redes de computadores e espaços virtuais (intranets e internet). A internet, por exemplo, possui ferramentas de cooperação assíncrona (correio eletrônico, newsgroups e listserves), e ferramentas de cooperação síncrona (vídeo conferências, editores cooperativos, sessões de chat).

Alguns estudiosos acreditam que ela difere-se da aprendizagem colaborativa por determinar hierarquias entre indivíduos e focar mais a organização e gerenciamento das informações do que a construção de algo em conjunto. No entanto, ambos os termos, cooperativa e colaborativa, tem sido utilizados para se referir à interação de integrantes de um grupo para atingir um objetivo comum.

São consideradas bases da aprendizagem cooperativa: responsabilidade individual pela informação reunida pelo esforço do grupo; interdependência positiva, de forma que os estudantes sintam que ninguém terá sucesso, a não ser que todos o tenham; entendimento real de uma dada informação, tendo que explicá-la a outros membros de um grupo; desenvolvimento de habilidades interpessoais, que serão necessárias em outras situações na vida do sujeito; desenvolvimento da habilidade para analisar a dinâmica de um grupo e trabalhar com problemas; forma comprovada de aumentar as atividades e envolvimento dos estudantes; e um enfoque interessante e lúdico.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete aprendizagem cooperativa. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/aprendizagem-cooperativa/>. Acesso em 14 mai 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.