Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Aulas on-line apoiam estudantes do ensino médio

Estão disponíveis mais de 900 videoaulas inéditas de todas as disciplinas e que foram alinhadas à BNCC
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Foto: Arte sobre foto/Freepik

 

Para dar apoio aos estudantes, série de 911 videoaulas on-line inéditas de todas as disciplinas do ensino médio estarão disponíveis gratuitamente a partir de 1º de março no YouTube e na tela do Canal Futura – na TV.

Todos os conteúdos estão alinhados à BNCC, com apresentação de 22 professores de todas as regiões do país, com experiência em linguagem audiovisual, num mosaico de sotaques e estilos. O conteúdo das aulas vai ao ar de segunda a sexta-feira às 18h. Estas videoaulas reforçam as iniciativas da Fundação Roberto Marinho no apoio aos estudantes em ensino híbrido, às famílias e aos professores durante a pandemia.

O novo conteúdo se soma às 638 videoaulas voltadas às disciplinas do ensino fundamental 2 já disponibilizadas, totalizando mais de 1.500 videoaulas com conteúdo didático para crianças e jovens. Em 2020, foram mais de 5,8 milhões de visualizações das aulas no YouTube do Futura.

“O lançamento faz parte de um conjunto de esforços da Fundação Roberto Marinho para disponibilizar soluções educacionais que apoiem os estudantes e os professores, especialmente no cenário da pandemia, que agravou os desafios da Educação no país, com aumento da desigualdade educacional, defasagem de aprendizagem, baixa conectividade, entre outras questões”, analisa Wilson Risolia, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho.

Atuação em seis frentes

A atuação da Fundação se divide em seis frentes, com conteúdos e serviços educacionais gratuitos em suas plataformas e uma rede de cooperação que inclui educadores, secretarias de educação e instituições do Terceiro Setor.

1. Distribuição de conteúdo em apoio ao ensino remoto: faixa de programação Vamos Aprender, no Futura, com conteúdo educativo segmentado por ciclos de ensino, desde a educação infantil até o ensino médio; a iniciativa, parceria entre CONSED, UNDIME e instituições da área de educação, oferece conteúdo para mais de 50 secretarias estaduais e municipais de educação como apoio ao ensino remoto; soluções da FRM disponíveis na plataforma Aprendendo Sempre, iniciativa com 20 instituições, que mapeia ferramentas gratuitas para professores, gestores e famílias.

2. Criação e implementação de serviços educacionais: entre abril e dezembro de 2020, mais de 4.300 alunos foram atendidos por mês em aulas on-line gratuitas, preparadas por professores da Escola da Fundação Roberto Marinho, no projeto Classes Abertas.

3. Lançamento de novas metodologias e produtos: parceria da Fundação com o Google for Education disponibiliza para professores parte de seu acervo pedagógico com mais de 900 aulas de ensino fundamental 2 e ensino médio, divididas por disciplinas, e que podem ser baixadas gratuitamente e utilizadas pelos professores em suas aulas. Cursos on-line para formação de professores, que já atendeu mais de 1.600 participantes, com temas como Educação, Cidadania, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia. Game educativo CDF (Clube Desafio Futura) com conteúdo customizável: os professores podem criar ambientes no aplicativo, juntamente com seus estudantes, trabalhando o conteúdo com técnicas da gameficação num aplicativo gratuito. Guia de Produção Audiovisual para educadores, auxiliando na utilização da tecnologia como recurso pedagógico. Podcasts: serviços educacionais via streaming sobre educação, empreendedorismo, juventudes e inovação, nas séries Chão de Escola, Negócio que eu Quero, PodTech, Ela Faz Assim e Qual vai ser?

4. Apoio no retorno às aulas presenciais: Matrizes Curriculares para aceleração da aprendizagem no ensino fundamental II e ensino médio a partir da BNCC, com download gratuito; as matrizes trazem um conjunto de habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes, os objetivos de aprendizagem a cada etapa escolar e sugestões de práticas para os educadores, com foco na aceleração escolar e educação de jovens e adultos. Formação de professores e técnicos educacionais com foco em avaliação, gestão pedagógica e práticas de ensino e aprendizagem para a “volta às aulas”.

5. Apoio às famílias no isolamento social: QR Codes na tela do Futura conta com curadoria interativa que leva conteúdo educacional complementar. Projeto Telas Abertas: implementado em 2020, levou comunicação instantânea via celular (Whatsapp) com informações sobre pandemia, estudos e rotina doméstica. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Votorantim.

6. Produção de evidências para subsidiar políticas públicas e projetos sociais: Plataforma Juventudes, Educação e Trabalho reúne e analisa dados sobre esses três temas, segmentados por estados e por municípios, possibilitando um amplo diagnóstico dos desafios do país. O acesso pelo endereço www.pjet.frm.org.br é gratuito. Pesquisas como “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”; “Consequências da violação do direito à educação“ e “Juventudes, Educação e Projeto de Vida” traçam panorama da educação no país.

Acesse os conteúdos

Na TV, o Futura está nas principais operadoras pelos seguintes canais:

Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35

Na internet:

Canais Globo https://canaisglobo.globo.com/c/futura/
Globo Play https://globoplay.globo.com/canais/futura/
Site do Futura https://www.futura.org.br/
Facebook https://www.facebook.com/canalfuturaoficial/
Youtube https://www.youtube.com/canalfutura
Instagram https://www.instagram.com/canal_futura/
Twitter https://twitter.com/canalfutura

Com informações de Flavia Dratovsky, do Futura