behaviorismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Escola de psicologia que explica e procura promover a aprendizagem como uma seqüência de modificações no comportamento do organismo, sob controle dos estímulos e reforços que atuam no seu ambiente. Foi a base teórica inicial para métodos de auto-instrução programada nos anos 60, incorporada a muitos sistemas tradicionais de educação a distância. Na década de 90, o behaviorismo como base principal de uma filosofia geral de ensino-aprendizagem foi deixado de lado por muito educadores, que passaram a favorecer outras filosofias, como o construtivismo. Entretanto, os princípios de controle de comportamento descobertos pelos behavioristas permanecem válidos para algumas categorias de aprendizagem.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete behaviorismo. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/behaviorismo/>. Acesso em 01 dez 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.