bolsa de estudo

Espécie de auxílio para estudantes matriculados e inscritos em estabelecimentos e cursos privados ou públicos de vários níveis de ensino, em forma de salário ou redução em mensalidades escolares.

No ensino público, a bolsa de estudo é geralmente concedida a pesquisadores, a partir do curso de graduação em ensino superior, de acordo com a política seguida por agências financiadoras, como a Finep, CAPES, CNPq e Fapesp, entre outras.

No ensino particular, as instituições têm um sistema próprio de bolsas de estudo concedidas aos alunos que geralmente não têm condições de pagar as mensalidades, mas que possuem bom aproveitamento escolar no curso que freqüentam. A bolsa muitas vezes pode significar uma permuta, em que o aluno trabalha para a instituição e tem abatimento na mensalidade.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete bolsa de estudo. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/bolsa-de-estudo/>. Acesso em: 13 de dez. 2019.

Ou

Verbete bolsa de estudo, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/bolsa-de-estudo/>. Acesso em: 13 de dez. 2019.