brinquedos pedagógicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Refere-se a materiais e símbolos utilizados geralmente na educação infantil e que propiciam à criança a inserção ativa no universo sócio-cultural, permitindo vivenciar componentes motores, afetivos, cognitivos e sociais integrados.

Alguns pensadores, como Vygotski, indicaram a relevância de brinquedos e brincadeiras como indispensáveis para a criação da situação imaginária. De acordo com especialistas, o imaginário só se desenvolve quando se dispõe de experiências que se reorganizam. Por isso, os contos, lendas e o acervo de brincadeiras podem constituir um rico banco de dados de imagens culturais utilizados para situações interativas. Essas imagens são consideradas fundamentais para instrumentalizar a criança, visando a construção do conhecimento e sua socialização. Assim, ao brincar, a criança movimenta-se em busca da parceria e da exploração de objetos, comunica-se com outros, expressa-se através de múltiplas linguagens, além de descobrir regras e tomar decisões.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete brinquedos pedagógicos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/brinquedos-pedagogicos/>. Acesso em 01 dez 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.