brinquedoteca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Espaço concebido como laboratório onde a criança é livre para brincar e os profissionais para pensar, discutir, analisar e pesquisar o valor do brinquedo no desenvolvimento da criança.

Segundo a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB) a brinquedoteca é um espaço destinado à atividade lúdica em que a criança se desenvolve em sua plenitude, resolve problemas, descobre coisas novas, supera os desafios, socializa-se e cresce do ponto de vista físico-motor, socio-emocional e cognitivo. Dessa forma, brinquedos dispostos em cantos temáticos estimulam a expressão livre da criança, permitindo a representação do imaginário, o desenvolvimento da linguagem, a interação social, a estruturação da personalidade e a aproximação do real.

De acordo com a ABB, a brinquedoteca teve origem, no Brasil, nos anos 70 quando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo, realizou uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, que acabou transformando-se em um setor da instituição. A partir de 1973, o setor implantou um rodízio de brinquedos e materiais pedagógicos, denominado Ludoteca. Foi, porém, a partir do Congresso Internacional de Pediatria, realizado em 1974, que o reconhecimento desse espaço começou a acontecer.

Segundo especialistas, a brincadeira propicia à criança a inserção ativa no universo sócio-cultural, permitindo vivenciar componentes motores, afetivos, cognitivos e sociais integrados.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete brinquedoteca. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/brinquedoteca/>. Acesso em 19 abr 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.