Menu

Capes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Sigla de Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), criada em 1951 por Anísio Teixeira e instituída como fundação em 1992. Seu objetivo principal é subsidiar o MEC na formulação das políticas de pós-graduação, coordenando e estimulando a formação de recursos humanos altamente qualificados para a docência em grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda profissional dos setores públicos e privados. A Capes também promove concessão de bolsas de estudo e auxílios e outros mecanismos através de programas especiais.

Como órgão responsável pela coordenação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, a Capes ainda promove a formação de recursos humanos qualificados, nas diferentes áreas de conhecimento, visando à melhoria do sistema educacional no seu conjunto e a expansão da capacidade nacional de ciência e tecnologia.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Capes. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/capes/>. Acesso em 18 jan 2021.