
heutagogia
É uma abordagem educacional em que o estudante é o único responsável pela aprendizagem, podendo definir o que saber e como aprender. Numa comparação
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É uma abordagem educacional em que o estudante é o único responsável pela aprendizagem, podendo definir o que saber e como aprender. Numa comparação
Tipo de avaliação da aprendizagem ou do progresso efetuado pelo próprio aluno, por meio de provas ou tarefas fornecidas no material didático do curso, junto
Termo relacionado ao ato de decorar informações ou adestrar uma habilidade repetitiva, como ocorre na datilografia. Esta forma de aprendizagem é facilmente promovida em sistemas
Termo de origem grega e que significa “formação de adultos”. Em alguns casos, é utilizado para diferenciar este processo ao da pedagogia, que significa “formação
Escola de psicologia que explica e procura promover a aprendizagem como uma seqüência de modificações no comportamento do organismo, sob controle dos estímulos e reforços
Espaço concebido como laboratório onde a criança é livre para brincar e os profissionais para pensar, discutir, analisar e pesquisar o valor do brinquedo no
Tipo de avaliação que ocorre ao final da instrução com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu. Inclui conteúdos mais relevantes e
Refere-se a materiais e símbolos utilizados geralmente na educação infantil e que propiciam à criança a inserção ativa no universo sócio-cultural, permitindo vivenciar componentes motores,
Tipo de avaliação que ocorre durante o processo de instrução. Inclui todos os conteúdos importantes de uma etapa da instrução; fornece feedback ao aluno do
De forma geral, a avaliação escolar pode ser definida como um meio de obter informações sobre os avanços e as dificuldades de cada aluno, constituindo-se
É o mesmo que treino. Mas o termo é mais utilizado como adaptação de um trabalhador ao seu trabalho que, geralmente, neste caso, é repetitivo
São considerados ambientes de aprendizagem que não fornecem o conteúdo diretamente ao aluno, mas que utilizam-se do cognitivismo, ou seja, o aluno aprende através da
Tipo de avaliação que tem como referencial a aquisição de conteúdos seqüenciados em pré-requisitos. O que está em questão, nesse tipo de avaliação, não é
Organização do ensino nas escolas em que o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries simultaneamente. As classes multisseriadas existem principalmente nas
Tipo de avaliação baseada nos ideais do educador brasileiro Paulo Freire e que não possui o caráter punitivo que caracteriza a avaliação numa concepção bancária
É uma avaliação pedagógica e não punitiva, que vai além da prova clássica, cujo objetivo é contabilizar acertos e erros, conforme definido por Yves de
Tipo de aprendizagem marcada pelo desafio de reconstrução do conhecimento a serviço do processo educativo, conforme definido pelo educador brasileiro Pedro Demo. Segundo este educador,
Conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores, instituídos a partir da Lei de Diretrizes e Bases da
Refere-se aos dias do calendário escolar dedicados ao efetivo trabalho escolar, ou seja, às atividades pedagógicas, mesmo fora da sala de aula, necessariamente relacionadas à
Na verdade, deveria se chamar pedagogia steiner, pois foi formulada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. Porém, sua pedagogia ficou conhecida pelo nome da fábrica de