Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

heutagogia

  É uma abordagem educacional em que o estudante é o único responsável pela aprendizagem, podendo definir o que saber e como aprender. Numa comparação

LEIA MAIS

autoavaliação

Tipo de avaliação da aprendizagem ou do progresso efetuado pelo próprio aluno, por meio de provas ou tarefas fornecidas no material didático do curso, junto

LEIA MAIS

aprendizagem

Processo de construção de conhecimento que propicia a modificação de comportamento de um indivíduo.

LEIA MAIS

educação para a cidadania

Processo educativo que inclui em seus conteúdos e em sua proposta pedagógica o desenvolvimento da consciência dos direitos humanos e dos deveres sociais. Uma educação

LEIA MAIS

aprendizagem por descoberta

Refere-se às metodologias de organização do processo de ensino-aprendizagem para facilitar que o aluno descubra os conceitos e princípios atrás de um fenômeno observado. Trata-se

LEIA MAIS

aprendizagem reprodutiva

Termo relacionado ao ato de decorar informações ou adestrar uma habilidade repetitiva, como ocorre na datilografia. Esta forma de aprendizagem é facilmente promovida em sistemas

LEIA MAIS

andragogia

Termo de origem grega e que significa “formação de adultos”. Em alguns casos, é utilizado para diferenciar este processo ao da pedagogia, que significa “formação

LEIA MAIS

behaviorismo

Escola de psicologia que explica e procura promover a aprendizagem como uma seqüência de modificações no comportamento do organismo, sob controle dos estímulos e reforços

LEIA MAIS

brinquedoteca

Espaço concebido como laboratório onde a criança é livre para brincar e os profissionais para pensar, discutir, analisar e pesquisar o valor do brinquedo no

LEIA MAIS

avaliação somativa

Tipo de avaliação que ocorre ao final da instrução com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu. Inclui conteúdos mais relevantes e

LEIA MAIS

brinquedos pedagógicos

Refere-se a materiais e símbolos utilizados geralmente na educação infantil e que propiciam à criança a inserção ativa no universo sócio-cultural, permitindo vivenciar componentes motores,

LEIA MAIS

avaliação formativa

Tipo de avaliação que ocorre durante o processo de instrução. Inclui todos os conteúdos importantes de uma etapa da instrução; fornece feedback ao aluno do

LEIA MAIS

avaliação escolar

De forma geral, a avaliação escolar pode ser definida como um meio de obter informações sobre os avanços e as dificuldades de cada aluno, constituindo-se

LEIA MAIS

adestramento

É o mesmo que treino. Mas o termo é mais utilizado como adaptação de um trabalhador ao seu trabalho que, geralmente, neste caso, é repetitivo

LEIA MAIS

jogos educativos

São considerados ambientes de aprendizagem que não fornecem o conteúdo diretamente ao aluno, mas que utilizam-se do cognitivismo, ou seja, o aluno aprende através da

LEIA MAIS

classes multisseriadas

Organização do ensino nas escolas em que o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries simultaneamente. As classes multisseriadas existem principalmente nas

LEIA MAIS

avaliação dialógica

Tipo de avaliação baseada nos ideais do educador brasileiro Paulo Freire e que não possui o caráter punitivo que caracteriza a avaliação numa concepção bancária

LEIA MAIS

avaliação diagnóstica

É uma avaliação pedagógica e não punitiva, que vai além da prova clássica, cujo objetivo é contabilizar acertos e erros, conforme definido por Yves de

LEIA MAIS

aprendizagem reconstrutiva

Tipo de aprendizagem marcada pelo desafio de reconstrução do conhecimento a serviço do processo educativo, conforme definido pelo educador brasileiro Pedro Demo. Segundo este educador,

LEIA MAIS