
ambiente virtual de aprendizagem
É uma aplicação na internet para facilitar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos no processo de ensino e aprendizagem. O verbete é
Início » Dicionário » A
É uma aplicação na internet para facilitar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos no processo de ensino e aprendizagem. O verbete é
Tipo de avaliação da aprendizagem ou do progresso efetuado pelo próprio aluno, por meio de provas ou tarefas fornecidas no material didático do curso, junto
Termo que se refere ao tipo de instrução em que a pessoa sabe ler e escrever mas é incapaz de interpretar o que lê e
Termo atribuído ao programa instituído em 1997 pelo Ministério da Educação (MEC) que visa corrigir a distorção do fluxo escolar, ou seja, a defasagem entre
Termo utilizado em educação a distância para caracterizar ambientes de aprendizagem acessados através de redes digitais de computadores que permitem a interação entre os agentes
É o mesmo que superdotação, ou seja, o notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão
De forma geral, pode referir-se aos ajustamentos de conteúdos curriculares realizados em situações tais como transferência de curso ou instituição de ensino, aproveitamento de estudos,
Processo de construção de conhecimento que propicia a modificação de comportamento de um indivíduo.
De modo geral, é a atividade que tem a função de “buscar a realização dos fins educativos, tanto as atividades-meio quanto as atividades-fim que se
Expressão utilizada com relação à crianças e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender. Está associada, portanto, a
Refere-se às metodologias de organização do processo de ensino-aprendizagem para facilitar que o aluno descubra os conceitos e princípios atrás de um fenômeno observado. Trata-se
Tipo de avaliação que tem como referencial a aquisição de conteúdos seqüenciados em pré-requisitos. O que está em questão, nesse tipo de avaliação, não é
Programa desenvolvido pelo Conselho da Comunidade Solidária do Governo Federal, criado em 1997, que alfabetiza jovens e adultos nas cidades com maior índice de analfabetismo
Refere-se ao conceito de educação que tem as características de abertura à diversas clientelas sem restrições. Além disso, a abertura também refere-se a variações individuais
Tipo de avaliação baseada nos ideais do educador brasileiro Paulo Freire e que não possui o caráter punitivo que caracteriza a avaliação numa concepção bancária
No sentido amplo, descreve o processo no qual os indivíduos tomam a iniciativa de, com ou sem a ajuda de outros, diagnosticar as suas necessidades
Termo relacionado ao ato de decorar informações ou adestrar uma habilidade repetitiva, como ocorre na datilografia. Esta forma de aprendizagem é facilmente promovida em sistemas
Tipo de aprendizagem marcada pelo desafio de reconstrução do conhecimento a serviço do processo educativo, conforme definido pelo educador brasileiro Pedro Demo. Segundo este educador,
Técnica com a qual os estudantes se ajudam no processo de aprendizagem, atuando como parceiros entre si e com o professor, visando adquirir conhecimento. A
Termo de origem grega e que significa “formação de adultos”. Em alguns casos, é utilizado para diferenciar este processo ao da pedagogia, que significa “formação