Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

autoavaliação

Tipo de avaliação da aprendizagem ou do progresso efetuado pelo próprio aluno, por meio de provas ou tarefas fornecidas no material didático do curso, junto

LEIA MAIS

aprendizagem colaborativa

Termo relacionado ao processo de criação compartilhada, na qual dois ou mais indivíduos, com habilidades complementares, interagem para criar um conhecimento compartilhado que nenhum deles

LEIA MAIS

Associações Atléticas

Entidade do movimento estudantil responsável pela organização de atividades desportivas e pelo incentivo da prática de esportes variados dentro de um ou mais cursos de

LEIA MAIS

avaliação somativa

Tipo de avaliação que ocorre ao final da instrução com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu. Inclui conteúdos mais relevantes e

LEIA MAIS

autonomia pedagógica

Idéia relacionada à liberdade das unidades escolares em elaborar seu próprio projeto pedagógico. Trata-se de um direito estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da

LEIA MAIS

avaliação formativa

Tipo de avaliação que ocorre durante o processo de instrução. Inclui todos os conteúdos importantes de uma etapa da instrução; fornece feedback ao aluno do

LEIA MAIS

ambiente assíncrono

Termo utilizado na educação a distância para caracterizar o ambiente em que as pessoas aprendem por meio de uma rede de computadores em qualquer hora

LEIA MAIS

adestramento

É o mesmo que treino. Mas o termo é mais utilizado como adaptação de um trabalhador ao seu trabalho que, geralmente, neste caso, é repetitivo

LEIA MAIS

ambiente síncrono

Termo utilizado na educação a distância (EAD) para caracterizar o ambiente em que alunos e professores estabelecem comunicação intermediada por computadores de forma simultânea. No

LEIA MAIS

analfabetismo

Refere-se a uma incapacidade de ler ou escrever um enunciado simples em uma língua. Também pode definir pessoas que possuem uma precária alfabetização e, em

LEIA MAIS

alta habilidade

É o mesmo que superdotação, ou seja, o notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão

LEIA MAIS

adaptações curriculares

De forma geral, pode referir-se aos ajustamentos de conteúdos curriculares realizados em situações tais como transferência de curso ou instituição de ensino, aproveitamento de estudos,

LEIA MAIS

aprendizagem

Processo de construção de conhecimento que propicia a modificação de comportamento de um indivíduo.

LEIA MAIS

administração escolar

De modo geral, é a atividade que tem a função de “buscar a realização dos fins educativos, tanto as atividades-meio quanto as atividades-fim que se

LEIA MAIS