Declaração de Jomtien
Documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação para Todos, realizada na cidade de Jomtien, na Tailândia, em 1990, também conhecida como Conferência de Jomtien. A
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Documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação para Todos, realizada na cidade de Jomtien, na Tailândia, em 1990, também conhecida como Conferência de Jomtien. A
Tipo de dificuldade de aprendizagem relacionada à linguagem, caracterizada por um transtorno da escrita, incluindo inversões, aglutinações, omissões, contaminações, alterações internas da palavra e como
Atividades conduzidas por professores, educadores, psicólogos, profissionais de treinamento de pessoal, propostas a um conjunto de pessoas visando a aplicar testes, motivar certos comportamentos e
Trabalho de pesquisa científica, com aprofundamento superior a uma monografia, escrita geralmente na pós-graduação para a obtenção do título de mestrado. A dissertação deve revelar
Doença caracterizada pela dificuldade muito grande de concentração, acompanhada ou não de hiperatividade (não conseguir parar de se movimentar) e/ou impulsividade (agir sem pensar). O
Tipo de distúrbio de aprendizagem relacionado a um problema neurológico e que se manifesta como uma dificuldade em realizar operações matemáticas, classificar números e colocá-los
Expressão utilizada para caracterizar o regime de trabalho realizado geralmente por docentes do ensino superior público que se dedicam em tempo integral a uma instituição,
Doença de base genética causada por um desequilíbrio das substâncias (neurotransmissores) que fazem a comunicação no cérebro e caracterizada pela dificuldade muito grande de concentração,
Evento promovido pelo Ministério da Educação, realizado duas vezes ao ano e que tem como objetivo sensibilizar a sociedade, pais, professores e diretores para a
Expressão utilizada como base para os pressupostos do novo currículo do ensino médio no Brasil, elaborado a partir da Lei de Diretrizes e Bases da
São problemas relacionados às habilidades lingüísticas (fala, leitura, escrita, escuta), especialmente na fase de formação escolar. Os distúrbios de linguagem, assim como outros distúrbios de
Refere-se aos dias do calendário escolar dedicados ao efetivo trabalho escolar, ou seja, às atividades pedagógicas, mesmo fora da sala de aula, necessariamente relacionadas à
Termo definido pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), nas diretrizes curriculares do ensino especial, como deficiência caracterizada por registrar um funcionamento
É um dos direitos mais importantes da sociedade. Começou a ser estabelecido em lei a partir do início do século XX e resultou em uma
Termo definido pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC) nas diretrizes curriculares do ensino especial como a associação, no mesmo indivíduo, de
Ramo das Ciências Jurídicas e Sociais que tem por objetivo compreender os princípios do direito aplicados à educação. No Brasil, o direito educacional é considerado
Termo definido pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC) nas diretrizes curriculares do ensino especial como perda total ou parcial, congênita ou