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pré-escola

Nível da educação infantil que, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, atende crianças da faixa etária de quatro

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plano Stockler

Refere-se a um Projeto sobre o estabelecimento e organização da Instrucção Publica no Brazil, elaborado no início do século XIX pelo general Francisco de Borja

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pedagogia do trabalho

Refere-se a uma área de estudo sobre o desenvolvimento dos indivíduos num processo histórico e social do trabalho. Os pesquisadores desse campo entendem que as

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plano escolar

É a apresentação sistemática e justificada do que a escola pretende realizar e que deve ser traduzida num documento que registre o que a escola

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plano de carreira

Termo que refere-se à política para profissionalização do professor que atua no ensino público e que visa valorização e recuperação da dignidade profissional, diferenciando-a das

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pedagogia lassalista

Refere-se às idéias de São João Batista de La Salle (1651-1719) sobre educação. O seu pensamento pedagógico, em resumo, diz: a educação deve ser fundamentada

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pedagogia da alternância

Visa aproximar escola e espaços de trabalho. A lógica é garantir uma capacitação e uma qualificação profissional através da alternância entre a instituição de ensino

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Projeto Telessalas

Projeto criado em 1998 com a parceria entre a Fundação Roberto Marinho e o Ministério da Educação (MEC), desenvolvido com recursos do Fundo de Amparo

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psicopedagogia

É uma área de conhecimento e de atuação voltada para o processo de aprendizagem. Seu objeto é o indivíduo como aprendiz, que se dirige à

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produção técnico-científica

É a produção realizada em instituições de ensino superior, principalmente aquelas no âmbito de pesquisa em pós-graduação, mestrado e doutorado como, por exemplo, ocorre nas

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Projeto Ipê

Projeto de ensino a distância criado em 1984 com a parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Padre

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pedagogia tecnicista

É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e

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pós-graduação

São cursos que exigem o diploma universitário (curso superior de graduação) e servem para o aprimoramento dos conhecimentos em uma área. Os cursos de pós-graduação

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projeto político pedagógico

Instrumento técnico-político utilizado com base no princípio da escola autônoma, que pressupõe a descentralização administrativa e a autonomia financeira da escola. O projeto político pedagógico

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protagonismo juvenil

É a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos

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professor reflexivo

Conceito relacionado à formação de professores e que entende estes profissionais como intelectuais em processo contínuo de formação. Foi na década de 80 que começaram

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