tecnologia da informação
Conjunto de máquinas e equipamentos cujo objetivo é a integração, o desempenho ágil, a implementação e desenvolvimento de tecnologia usada para o processamento e armazenamento
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Conjunto de máquinas e equipamentos cujo objetivo é a integração, o desempenho ágil, a implementação e desenvolvimento de tecnologia usada para o processamento e armazenamento
Teoria criada pelo educador romeno Reuven Feuerstein e que, de forma geral, privilegia a figura do mediador – mais que um transmissor de conhecimentos, ele
Instrumento através do qual transforma-se o conhecimento científico em conhecimento escolar, para que possa ser ensinado pelos professores e aprendido pelos alunos. Segundo Maura Dallan,
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é a percentagem dos estudantes (de um grupo etário) em relação ao total de pessoas (do
De forma geral, pode ser entendida como toda a ação educativa convertida em uma técnica apoiada em uma ciência. No entanto, diante do impacto das
É um indicador de desempenho adotado em instituições de ensino superior, principalmente aquelas que mantêm uma produção científica – como, por exemplo, as IFES (Instituições
Segundo o Ministério da Educação (MEC), “são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e
Espécie de “ritual” de passagem para o nível superior de ensino, que inclui a integração entre calouros e veteranos, mas é principalmente caracterizado pela cooperação
Termo que, na educação, é entendido como uma forma de organizar o trabalho didático na qual alguns temas são integrados nas áreas convencionais de forma
É a reunião das tecnologias de informática e de telecomunicações utilizadas no processo ensino-aprendizagem como ferramenta para resolução de problemas e como meio de colaboração
Princípio teórico que busca uma intercomunicação entre as disciplinas, tratando efetivamente de um tema comum (transversal). Ou seja, na transdisciplinaridade não existem fronteiras entre as
Método de ensino supletivo que abrangia da 5ª à 8ª série do ensino fundamental. Criado em 1981 pela Fundação Roberto Marinho com base na experiência
Método de ensino supletivo que abrangia da 1a à 3a série do ensino médio. Criado em 1978 pela Fundação Roberto Marinho, foi produzido em parceria
É uma das tecnologias utilizadas para veiculação de educação a distância. Pode ser usada isoladamente ou combinada com outras tecnologias para conectar duas ou mais
Método de ensino supletivo de 1º e 2º graus desenvolvido para a formação e qualificação profissional básica de jovens e adultos que, por razões diversas,
Termo utilizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para caracterizar a atividade laboral em que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e
Programa de informatização do ensino público lançado em 2001 pelo governo federal, cujo objetivo é ligar à internet todas as escolas de ensino médio, num