censo educacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Levantamento de dados e informações estatístico-educacionais que serve de instrumento à gestão das políticas da educação.

No Brasil, censos educacionais foram realizados anualmente desde a década de 70 e levavam no mínimo dois anos para ser finalizados. Desde 1996, o Ministério da Educação (MEC) organizou um novo censo escolar, com uma série de alterações na sistemática de levantamento de dados e um novo programa de computador para compilar os dados que tornaram o censo um dos mais precisos já feitos. A partir de então, pela primeira vez, os dados do censo de um ano passaram a ser usados para o planejamento do ano seguinte.

O novo censo, realizado anualmente, abrange todos os níveis e modalidades de ensino, subdividindo-se em três pesquisas distintas: o Censo Escolar, o Censo do Ensino Superior e o Censo sobre o Financiamento da Educação.

O Censo Escolar tem o objetivo de realizar o levantamento de dados e informações relativas à educação básica, em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades (ensino regular, educação especial e educação de jovens e adultos), além de atualizar o Cadastro Nacional de Escolas, abrangendo cerca de 51 milhões de alunos e 215 mil escolas. A idéia do novo censo escolar faz parte das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

O Censo do Ensino Superior apura dados referentes ao número de matrículas e de egressos, inscrições nos vestibulares, ingresso por curso e área de conhecimento, dados sobre os professores – por titulação e regime de trabalho – e sobre os funcionários técnico-administrativos, entre outros.

O Censo sobre o Financiamento da Educação visa ao levantamento de dados relativos aos recursos disponíveis e aplicados no setor educacional. A pesquisa abrange as três esferas de governo, envolvendo o exame e o acompanhamento dos orçamentos federal, estadual e municipal, dos repasses intergovernamentais e dos gastos efetivamente realizados.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete censo educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/censo-educacional/>. Acesso em 25 set 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.