Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Cinco podcasts para acompanhar a educação na cultura digital

Se você não tem o hábito de ouvir podcast, pode começar baixando um app como o Google Podcast, Castbox ou o Spotify, busque esses podcasts pelos nomes deles e assine para receber atualizações. Esses aplicativos permitem baixar o episódio para ouvir quando não tiver uma rede wifi.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Produzido pela Editora do Brasil, o podcast é dedicado a professores, educadores e gestores. O objetivo é divulgar informações atualizadas, temas relevantes e tendências da área da educação por meio da troca de ideias entre especialistas e formadores de opinião. Já abordaram ferramentas digitais, o uso do áudio na sala de aula, gamificação e muitos outros temas.

Com a proposta de trazer inovações educacionais que garantam equidade e qualidade na educação, o podcast já abordou, dentre outros temas, ensino híbrido, aquisição de tecnologias na escola, competências digitais de professores, como montar um laboratório maker.

O podcast divulga novas ideias, teorias e boas práticas em educação. Já abordou sala invertida, PBL na educação a distância, coronavírus, memes na educação, inteligência artificial, gamificação, dentre outros temas. É produzido pelo professor Damione Damito, Instituto Federal de São Paulo. Ele é mestre em Educação Escolar (UNESP) e especialista em Metodologias Ativas e Formação de Formadores.

Para quem quer pensar fora da caixa, esse podcast busca discutir a inovação, o futuro, a criatividade, a tecnologia e a cultura digital. Apresentado pelo publicitário Carlos Merigo, e com uma equipe antenada no temas contemporâneos, o podcast já tratou de jornalismo, política, super-heróis, programas de TV, masculinidade e muitas outras abordagens que impactam a cultura contemporânea.

Produzido especialmente para professores, o podcast vem debatendo os dilemas da educação e de experiências na escola, como o uso de tecnologias na quarentena, e também oferece episódios especiais sobre história da educação no Brasil, com o perfil de diversos professores e educadores, como Anísio Teixeira e Paulo Freire.