CNPq

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Sigla do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq foi criado em 1951, no governo de Eurico Gaspar Dutra, como autarquia vinculada à Presidência da República. Constitui-se numa das principais agências governamentais de fomento à pesquisa, reconhecida nacionalmente por sua decisiva contribuição para a capacitação técnica e científica do País. Ao longo de sua existência, sofreu diversas transformações institucionais, destacando-se, em 1974, a transformação da autarquia em fundação e, em 1985, a vinculação ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O CNPq tem por objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico do País, a formação de recursos humanos, a produção e difusão de informações para ensino e pesquisa em todas as áreas do conhecimento e em setores prioritários e estratégicos, de acordo com a Política Nacional da Ciência e Tecnologia. Apoia todos os setores de atividade e áreas de conhecimento. A ação de fomento encontra-se organizada em programas básicos e especiais. As bolsas e auxílios são individuais, concedidos a estudantes e pesquisadores. Os programas especiais concedem também apoios institucional a universidades, centros de pesquisa e entidades públicas que desenvolvam ações em ciências e tecnologia. Esses apoios são do tipo não reembolsável. As Bolsas de Iniciação Científica (BIC) surgiram desde o início do CNPq e ainda hoje são destinadas aos alunos de graduação.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete CNPq. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/cnpq/>. Acesso em 01 dez 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.