Busque pela letra inicial:

Menu

colégios de demonstração

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Antigo nome dos colégios de aplicação, surgidos no Brasil a partir através do Decreto-Lei nº 9.053, de 1946. Tratam-se de escolas de ensino básico, geralmente ligadas a instituições de ensino superior, que destinam-se à aplicação de técnicas e metodologias educacionais que visam a excelência em Educação. Inicialmente, os colégios de demonstração foram criados com o objetivo de oferecer a prática docente aos alunos das licenciaturas das Faculdades de Filosofia. Posteriormente, tiveram seus objetivos ampliados e hoje, com o nome de colégios de aplicação, são pautados na promoção de um projeto educacional democrático, público, gratuito e de qualidade, contribuindo para a construção de uma sociedade transformadora.

O Colégio de Demonstração da Faculdade Nacional de Filosofia, criado em 1948, foi pioneiro entre essas escolas, assumindo posição de referencial na formação docente, no desenvolvimento de práticas pedagógicas e no surgimento de outras escolas pautadas nos mesmos pressupostos.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete colégios de demonstração. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/colegios-de-demonstracao/>. Acesso em 24 jan 2021.