Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Com pandemia, Olimpíada de Matemática é adaptada para formato on-line

Edição deste ano da competição realizada pela Universidade Estadual de Campinas recebe inscrições de equipes até o dia 9 de abril
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Foto: Freepik

 

A 37ª edição da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) tem inscrições abertas até o dia 9 de abril para o evento totalmente on-line, em equipes, com o objetivo de facilitar a participação de alunos de todo o Brasil durante a pandemia. Realizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a competição é aberta a escolas públicas e particulares. O objetivo é que os participantes discutam e busquem soluções conjuntas para os problemas apresentados.

Com uma proposta original e que se difere de outras competições de matemática, para participar da OMU é preciso formar equipes com três estudantes dos 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental ou todos os anos do Ensino Médio, além de um professor de matemática. “Este formato de prova abre espaço para algo fundamental para um matemático, que é formular e resolver problemas. Por isso, cada fase tem uma semana de duração para que os grupos discutam, pesquisem, se apoiem em referências bibliográficas para chegarem às respostas”, afirma Marcelo Firer, membro da comissão organizadora da OMU e professor do IMEEC.

Ao todo, a competição está dividida em três fases e todas as questões são dissertativas. Dessa forma, os participantes devem responder as perguntas com argumentação, justificar os passos e apresentar o raciocínio feito.

A primeira etapa ocorre de 19 a 25 de abril, seguida da segunda fase, de 7 a 13 de junho. Já a terceira etapa, de onde sairão os vencedores, é realizada de 9 a 15 de agosto. As equipes vencedoras receberão medalhas de ouro, prata e bronze em cerimônia marcada para o dia 5 de setembro. Também são premiadas as equipes que se destacaram nas redações formuladas nas respostas das questões. “Nosso interesse não é apenas com o resultado final, mas também com o raciocínio, os passos e a argumentação das equipes. Enfim, com um percurso multifacetado do fazer matemático”, afirma Firer.

As provas terão cinco questões por fase, e são divididas em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio).

Sobre a OMU – Em sua 37ª edição, a Olimpíada de Matemática da Unicamp é organizada e preparada por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC) e é considerada hoje uma importante ferramenta de estudo e aprendizado. Em 2020, teve a participação de mais de 6,4 mil alunos de escolas públicas e particulares de 19 estados brasileiros.

SERVIÇO:
Olimpíada de Matemática da Unicamp
Inscrições: até o dia 9 de abril
Equipes de escolas públicas: R$ 45,00 (por equipe)
Equipes de escolas particulares: R$ 135,00 (por equipe)
Inscrições pelo link: www.olimpiada.ime.unicamp.br
Informações: assessoriadeimprensaomu@gmail.com

 

Texto: Universidade Estadual de Campinas