Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Curso de jornalismo infantojuvenil aborda educação midiática e combate às fake news

Parceria entre jornal Joca e ESPM está na segunda edição e ensina a entender a história, a relevância e os modos de fazer jornalismo para crianças e jovens
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Foto: Reprodução/Jornal Joca no Facebook

 

Parceria entre jornal Joca e ESPM promove formação on-line que destacar a importância de jovens terem acesso à informação de qualidade desde a infância. O curso “Jornalismo Infantojuvenil: História, Importância e Caminhos” está com inscrições abertas e será realizado nos dias 17, 18 e 23 de março. O objetivo é destacar a importância desse trabalho para crianças e jovens no Brasil e no mundo, além de apresentar experiências nacionais e internacionais sobre a formação de cidadãos.

As aulas serão ministradas por Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do jornal Joca com mais de 12 anos de trabalho nesse segmento jornalístico. O curso está na segunda edição e foi desenvolvido para mostrar a importância de crianças e jovens estarem em contato com as notícias da atualidade, combatendo as fake news por meio da educação midiática, fomentando o desenvolvimento crítico e a cidadania.

A proposta do curso é contribuir com a formação de jornalistas, recém-formados, estudantes de jornalismo, profissionais de comunicação em geral e todas as pessoas interessadas em entender a história, a relevância e os modos de fazer jornalismo para crianças e jovens.

Conteúdo do curso

  • História e caminho do jornalismo para crianças e jovens;
  • O atual mercado de jornalismo para crianças e jovens;
  • Técnicas e recursos;
  • Convite a exercício prático para análise posterior da professora;
  • Análise do exercício para cinco alunos que se dispuserem a dividir sua produção com a turma; e
  • Análise de cases.


Informações gerais

Curso: Jornalismo Infantojuvenil: História, Importância e Caminhos.
Formato: On-line, com aulas ao vivo, por webconferência.
Realização: jornal Joca e ESPM.
Data: 17,18, 23 de março.
Carga horária: 5 horas
Preço: R$ 349,00 ou em 10x de R$ 34,90* (alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação da ESPM têm 20% de desconto; alunos e ex-alunos de cursos de Educação Continuada da ESPM têm 5% de desconto)
Inscrições: Até dia 15 de março, pelo site da ESPM http://bit.ly/CursoJornalJocaESPM

Sobre o jornal Joca

O Joca é um jornal produzido especialmente para o público infantojuvenil. Fundado em novembro de 2011, por Stéphanie Habrich, em São Paulo, é o principal veículo brasileiro no setor, trazendo notícias de atualidades para crianças e adolescentes. Desenvolvido pela editora Magia de Ler, o jornal foi criado com o objetivo de fornecer conteúdos de qualidade, com linguagem adaptada e contextualizada, para informar e ensinar crianças e jovens, desenvolvendo o senso crítico por meio do jornalismo imparcial.

Com informações de Manuella Tavares, da Agência Bowie