Menu

DDA (distúrbio do déficit de atenção)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Doença caracterizada pela dificuldade muito grande de concentração, acompanhada ou não de hiperatividade (não conseguir parar de se movimentar) e/ou impulsividade (agir sem pensar). O distúrbio obrigatoriamente começa na infância, tem uma base genética e sua causa é um desequilíbrio das substâncias (neurotransmissores) que fazem a comunicação no cérebro.

Os sinais da doença muitas vezes podem ser confundidos com ansiedade, depressão, hipertireoidismo (aumento dos hormônios da tireóide) ou estresse.

Segundo a ABDA (Associação Brasileira do Déficit de Atenção) o DDA, como é conhecido o distúrbio do déficit de atenção, é um problema bastante comum cujos sintomas podem permanecer até a vida adulta. Na infância é mais fácil de ser notado no ambiente escolar quando há dificuldades de aprendizagem e de relacionamento com as demais crianças, pais e professores (embora isto não seja obrigatório).

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete DDA (distúrbio do déficit de atenção). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/dda-disturbio-do-deficit-de-atencao/>. Acesso em 18 jan 2021.