desenvolvimento de competências

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Expressão utilizada como base para os pressupostos do novo currículo do ensino médio no Brasil, elaborado a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, referindo-se às novas qualificações requeridas no mundo do trabalho. As competências são, segundo Maura Dallan, da Fundação Victor Civita, a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações e problemas. “Trata-se de aprender fazendo”.

Dessa forma, a LDB estabelece uma perspectiva para este nível de ensino oferecer, entre outros pontos, o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos. O conceito de competência tem sido bastante associado ao psicólogo construtivista Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete desenvolvimento de competências. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/desenvolvimento-de-competencias/>. Acesso em 01 dez 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.