educação corporativa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Sistema concebido para difundir e aplicar todo tipo de conhecimento no contexto de uma organização ou empresa, e entre os seus membros. De forma geral, é um modelo de aprendizado que busca trazer a escola para dentro da empresa com o objetivo de formar profissionais orientados para os ideais da empresa e do ambiente de negócios.

A idéia de educação corporativa, que inclui até cursos de extensão e pós-graduação, surgiu a partir do momento em que algumas empresas abandonaram o treinamento rápido em áreas específicas para oferecer um enfoque mais estratégico, inclusive para completar a formação dos funcionários. A origem dessa ação estaria na necessidade de permanente atualização tecnológica e de melhoria dos modelos de gestão nas empresas, conseqüência da globalização dos mercados. Além disso, não satisfeitas com os currículos tradicionais, muitas organizações se uniram às escolas para adaptar os programas às suas necessidades, situação que, muitas vezes, é configurada na parceria entre empresas e universidades.

A educação corporativa deu origem às universidades corporativas, concebidas como centros de excelência para desenvolver profissionais e ensinar crenças e valores do ambiente de negócios. Esse público pode se constituir de funcionários ou mesmo fornecedores e clientes. As universidades corporativas muitas vezes possuem uma infra-estrutura física, mas também podem ser virtuais, utilizando metodologias de ensino à distância e tecnologias de informação.

A educação corporativa, via universidades, institutos, centros ou escolas de diversos tipos e estrutura, é considerada uma tendência para o futuro. O conceito da educação corporativa leva em conta que o credenciamento oficial não é necessário e que o seu reconhecimento é feito pelo mercado. Os defensores da idéia de educação corporativa apontam como vantagens desse sistema a existência de uma estrutura organizacional livre de órgãos burocráticos, a predominância de metodologias que privilegiam a aprendizagem por meio de atividades práticas, a formação de um currículo sob medida e a aprendizagem baseada na prática do mundo dos negócios.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete educação corporativa. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/educacao-corporativa/>. Acesso em 22 jun 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.