educação para o trânsito

Expressão relacionada às orientações sobre a importância de se cumprir as leis de trânsito, sobre como dirigir com cuidado e de maneira defensiva e observar as condições do tráfego, tendo como objetivo atuar na prevenção de um problema, evitando o agravamento dos índices de acidentes. A educação para o trânsito já foi proposta como disciplina a ser incluída nos currículos dos ensinos fundamental e médio, mas nunca chegou a ser inserida em âmbito nacional como orientação do governo federal. Por meio de campanhas educativas, que abrangem desde o alerta sobre o perigo de dirigir usando celular até a mistura fatal de álcool e direção, a idéia da educação para o trânsito é reduzir os índices de mortalidade nas ruas e estradas do país, estimulando condutas positivas de motoristas e pedestres. Geralmente, campanhas de educação para o trânsito são realizadas por órgãos estaduais ligados ao trânsito, como os DETRANs (Departamentos de Trânsito), ou como iniciativa de determinadas escolas ou empresas.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete educação para o trânsito. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/educacao-para-o-transito/>. Acesso em: 21 de set. 2019.

Ou

Verbete educação para o trânsito, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/educacao-para-o-transito/>. Acesso em: 21 de set. 2019.